Design e os Sentidos
Como o design pode afetar os 5 sentidos?
Ao pensar em como os designers afetam e utilizam os 5 sentidos em seus trabalhos, consegui imediatamente relacionar a visão, audição e tato. Acredito que essa relação se originou do seguinte pensamento:
O que um designer faz?
As primeiras respostam que veem a cabeça são: websites (visão), jogos (visão, audição e tato), aplicativos e revistas (tato e visão). Entretanto, ao tentar associar os sentidos do olfato e paladar, me encontrei em extrema dificuldade. Por conta disso, me senti na necessidade de pesquisar um pouco mais sobre esse assunto.
Como o Design se utiliza do olfato?
Com o passar da pesquisa, fiquei surpresa em encontrar diversos casos em que o olfato foi utilizado como ferramenta de Design.
Alguns exemplos:
No TED Talk realizado por Jinsop Lee, ele comenta sobre um projeto de seu amigo que, ao tentar criar um relógio que determinasse a hora, se utilizou do olfato como mecanismo de distinção da mesma. Em determinados períodos do dia, o relógio liberaria um odor específico, dessa forma, todos na casa saberiam que momento do dia estavam sem precisar olhar diretamente para qualquer número.
Outro exemplo que encontrei foi a utilização de cheiros em revistas contendo algum catálogo de perfume. Quando criança, lembro que revistas tipo "Natura", se utilizavam disso para convencer os leitores de comprarem seus produtos.
A última forma de utilização do odor que me chamou a atenção, foi a dos parques de diversão. Aparentemente, em cada área dos parques de diversão de Walt Disney, os cheiros foram organizados propositalmente. Áreas com comida liberam odores sugestivos que deixam todos "com água na boca". Algumas atrações possuem cheiros característicos para deixas os visitantes "no clima". Ademais, até mesmo o Walt Disney World’s Beach Club Resort, possui um odor relaxante propositalmente para deixar seus clientes a vontade.
O odor realmente influencia na experiência como um todo.
E o paladar?
Por fim, em relação ao paladar, foi realmente mais difícil de encontrar. Entretanto, por mais que o sentido em si possa não estar diretamente envolvido com o Design, ele ainda sim é utilizado e estimulado.
De acordo com a psicóloga Ana Cristina Menezes, professora na área de gastronomia:
"O paladar é diretamente sugestionado pela cor. As cores vibrantes (vermelho, laranja, amarelo) despertam e estimulam nosso paladar. Já cores como azul, verde, marrom e preto são consideradas menos estimulantes."
A partir dessa citação, pude relacionar diferentes composições de marcas alimentares que se utilizam desse aspecto para estimular o paladar de seus clientes. Entre elas temos: Mc Donald's, Ifood, Burger King, Coca Cola e etc.
Links:
Kommentare